Return to site

3 formas de saber se o seu trabalho está...obsoleto.


l

Primeiramente, olá. Tudo bem?

Que ótimo, bom, eu te aconselho a pegar uma xícara de café e sentar para ler, pois talvez este texto vai mudar a sua forma de pensar no seu serviço e tudo o que produz.

Como você mesmo sabe, hoje vivemos o tempo do “Ontem”.

Como assim? É tudo pra ontem, Onde demandas tem um prazo curto, os ofícios precisam ser rápidos e sua instrução precisa ser renovada a todo instante. O conhecimento fica velho rapidamente e se você não aprender rápido...bom, você pode ser jogado para escanteio . Hoje é para aprender, executar e entregar nessas 24 horas.

Mas como sair dessa roda onde tudo gira numa velocidade e você não? Eu sei que talvez seu tempo para ler este artigo seja curto, então vamos ser direto com você.

Resume-se em uma palavra: ATENÇÃO.

“Ok, redator. Mas atenção a o que?”

A três coisas: Aprendizado, funções e tecnologia.

Mas calma, porque não é simples. Tudo precisa ser incorporado a sua área, a sua rotina e a seu modo de trabalhar para essa evolução fluir constantemente

Atenção a Aprendizado

Uma preocupação de empreendedores, no geral, é sempre estar a frente e desfrutar de conhecimentos e técnicas novas para evoluir o seu produto. Desde cozinheiras de casa que aprendem formas novas para uma receita a empresários de tecnologia. E essa inquietação é muito boa e tem que ser assim para evitar atrasos e falhas de resultados.

Entretanto, o que você pode passar adiante e ensinar?

“Minha solução proposta é ter algum tipo de renda garantida que incentive a educação. Nós não queremos que as pessoas fiquem na metade do ensino médio e digam: 'Bem, se eu desistir, ainda vou conseguir o mesmo rendimento que os outros'”, afirma o autor e empresário Martin Ford, em entrevista à Wired sobre a expansão da eficiência de robôs em relação ao trabalho desempenhado por humanos.

Claro que sabemos da progressão da automatização e como isso está transformando a vida e carreira empresarial de diversos setores (mas juro que foi um ser humano que escreveu este texto). Mas, o que não pode ficar envelhecido é o seu conhecimento. E por que não vendê-lo? Por que não transformar o seu conhecimento em um produto, que por sua vez, vire uma renda?

Precisa seguir processos e protocolos, e isso pode ser o começo de um empreendimento, pois da mesma forma que existem a demanda de empresários que procuram sempre atualizar seus conhecimentos, existe a oferta de lecionar para estes empresários e porque não VOCÊ. Somado ao seu trabalho e inovação por cima dele, o seu desempenho vai estar muito na frente do que esse cara do ensino médio.

Atenção as Funções

A Stato, empresa especializada em Consultoria de movimentação de Talentos, listou 65 tipos de trabalho que podem ascender este ano. E algumas batem com publicações como a do Brasil Post e Exame. Veja o Top 5 abaixo e você conferir toda a lista aqui.

1.Gestor de Governança Corporativa

O que faz: garante que a empresa esteja em dia com as melhores práticas de governança corporativa.

2. Diretor financeiro

O que faz: Responde por toda gestão financeira da empresa inclusive pelas áreas de controladoria, tesouraria, crédito, contabilidade e compras corporativas. Em alguns casos, acumula a responsabilidade sobre os departamentos de TI, auditoria interna e jurídico.

3.Profissional de controladoria /Controller

O que faz: Responde pela apuração, consolidação, análise das informações financeiras de uma empresa, bem como sua comunicação à diretoria por meio de relatórios, com a finalidade de orientar a tomada de decisão sob essa perspectiva. É o principal gestor de indicadores do negócio.

4.Controller em empresa familiar

O que faz: Responde pelo planejamento financeiro de curto e longo prazo de um negócio, com foco na sua sustentabilidade. Suas tarefas incluem controle de custos, gestão orçamentária, governança corporativa, recomendação de investimentos, além da análise de dados internos e externos para a tomada de decisão.

5.Head da área contábil

O que faz:Lidera tanto a rotina operacional quanto os processos gerenciais da contabilidade de uma empresa. Isso inclui fechamento contábil, demonstração de resultados, garantia de adequação às normas brasileiras, conversão de balanço em moeda estrangeira e elaboração de relatórios.

Vendo toda a lista e percebeu que seu tipo de serviço não está em nenhuma das opções, calma. Não precisa desesperar e pode largar o lencinho. Todo o trabalho pode ser incorporado, convergido e transformado, assim sua oferta pode ser direcionada para outras necessidades, que podem ou não, carecer de estudos, cursos ou apenas uma recolocação, mas não deixe isso pra trás.

Atenção a Tecnologia

Na verdade, é apenas um alerta para você checar se poderia evitar gastos e evoluir com o seu trabalho:

  • Alertar para aplicativos que podem te ajudar a gerenciar, planejar e executar tarefas;

  • Criação de sistemas que tornem o processo de produção ainda mais rápido e com menos margem de erros;

  • Programas e atualizações que podem suprir necessidades dos seus clientes;

  • Máquinas e gadgets que podem direcionar seu pessoal para a coordenação enquanto elas fazem o serviço;

  • Robôs que automatizam a rotina de trabalho, o processo braçal e, por isso, capacitar seu pessoal para cargos maiores e mais elaborados.

  • Não pare de se atualizar.

Aqui no QG (Bunker Coworking), o nosso espaço de desenvolvimento, os gestores vêm atribuindo inovação tecnológica, como por exemplo, a gamificação aplicada ao processo de interação com os pacientes de uma das empresas, aqui instaladas. Então essa é uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre novas maneiras de se conectar com o novo. Além da estrutura que oferecemos, de escritórios, auditório ou da cozinha (com bastante café), as agendas estão sempre voltadas a formação e interação dos membros, convidados e parceiros do espaço. Eles podem aplicar suas ideias, ofertar, lucrar com elas e serem bem sucedidos dentro do coworking.

Por: Rafael Rodrigues

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly