Return to site

 

5 táticas jornalísticas para elevar o seu negócio

Conhece a teoria da Bala Mágica?

Por Rafael Rodrigues

Vamos começar este bate - papo com um depoimento:

Mencionando o livro "Traction", o professor Ricardo Dória afirma: "...Ele conta que tem várias maneiras de você aumentar sua curva de crescimento, que tem várias maneiras de fazer o seu negócio crescer, só que você empreendedor, tá sempre focado na maneira em que você ou já domina, que você tá mais acostumado, ou que os seus concorrentes estão usando. Então, se você olha o concorrente fazendo um anúncio no Facebook, o que você vai fazer? Você vai lá e faz o anúncio. Se você manja de SEO ou Google Adwords, você vai focar nessas duas áreas".

Esses dois caminhos basicamente tem como código - fonte a limitação. Ela pode te levar a vários caminhos, mas nada que chegue a inovação, extensão do seu público-alvo e aumentar a variedade da sua base de clientes. Para startups e empreendedores individuais ou não, que estão começando, é um tiro no pé não ampliar o seu mercado e estimular o aumento da produtividade, da credibilidade e do lucro, sem investir em aumento da taxa de serviços e da comunicação. Você pode acompanhar o vídeo completo do depoimento abaixo:

Uma área que sempre procura inovar, seja em técnicas ou ferramentas, é o Jornalismo, pois, assim como as notícias, a forma como precisa ser enviada a audiência precisar mudar, conforme os hábitos do consumidor. Por isso, separamos cinco dicas jornalísticas para você evoluir o desempenho do seu negócio.

Assessoria de Comunicação

Uma das funções atualmente no campo jornalístico. O trabalho de assessoramento, seja para o empreendedor ou para a empresa, é importante para lançar na imprensa e para seu público a sua marca, o seu produto ou a sua empresa. Sempre que estiver no planejamento de um desses casos, considere o serviço de assessoria, onde a função do especialista será destacar o seu trabalho para a massa, e fazer com que as pessoas conheçam o que você tem a oferecer, através do contato com os veículos de comunicação, na produção de conteúdo, no gerenciamento de feedbacks e atualizações dos canais e deixar a sua credibilidade no topo.

A bala mágica

Uma das teorias do Jornalismo, que consiste na produção da mensagem pelo emissor, disseminada de forma igual para todos os receptores, como uma notícia. Mas aqui o seu produto precisa ser assimilado de maneira uniforme para todo o seu target. A sua linguagem, o seu modo de apresentar precisa atingir desde pessoas leigas a entendedores da marca e até críticos. Todos precisam entender o que você vende. Não adianta ser prolixo, "encher linguiça" ou ser simples a ponto de não ter informação. Encontre o equilíbrio e faça com o que todos entendam.

Rádio vs Televisão

No século passado, tínhamos a "era de ouro" do rádio, onde o veículo era disputadíssimo por anunciantes. Até a chegada da TV, onde o paraíso virou um "inferno" na cabeça dos radialistas. "O rádio vai acabar!", exclamavam naquela época. E acabou? Não. Ele encontrou o seu caminho, seu público e oferece conteúdo diferente do que é apresentado pelas emissoras de televisão.

E será assim com o seu empreendimento. Está se sentido ameaçado por concorrentes, pela crise que o nosso país está vivendo ou mesmo desânimo em meio as dificuldades? Não. Não é a resposta decretar K.O. Ofereça serviços relacionados à sua área de atuação e se destaque por ser abrangente, multi-plataforma e talentoso, assim você sobreviver a épocas de pouca demanda, faturar nas altas temporadas e ser referência pela pluralidade do seu serviço. Abra os horizontes.

Pirâmide Invertida

Na produção dos jornais, a regra máxima é sempre priorizar as informações mais importantes (quem, quando, onde, como, por quê e o quê) logo no início com espaço privilegiado, como a "base da pauta" para prender a atenção do leitor. Então, leve esse conceito para o seu dia-a-dia, na hora de conquistar o cliente. Os primeiros segundos são cruciais para você captar a atenção e fechar o negócio, então, seja direto ao ponto, não gaste o tempo do seu ouvinte. Seja sucinto e procure durante o pouco tempo atacar a necessidade dele, e assim, apertarem as mãos e fazerem negócio.

Gatekeeper

Outra teoria jornalística. Baseada no conceito em que colhemos várias informações sobre um fato e precisamos de um "filtro", no caso, um "portal", para selecionar e estruturar a notícia, ignorando itens irrelevantes e elevar o produto, que é a informação. E como levar para a nossa rotina empreendedora?

Temos disponíveis várias ferramentas, técnicas, plataformas e sistemas para o nosso negócio. Existe uma infinitude de caminhos que o seu empreendimento pode seguir, mas nem todas podem auxiliar o seu negócio. É por isso que é necessário ter um "filtro", seja você ou seu funcionário como especialista para avaliar as melhores opções que você possui e utilizá-las. Uma dica: no jornal, sempre é escolhido primeiro o que gera mais impacto aos olhos do consumidor, que o motivará a comprar o jornal.

O livro "Traction", mencionado pelo Ricardo Dória é para startups de todos os segmentos. Focados em consumidores ou em empresas, de comércio às aplicações e tudo no meio. Os autores Gabriel Weinberg e Justin Mares entrevistaram mais de quarenta fundadores, estudaram muitas outras companhias, e extraíram estratégias repetíveis e táticas que elas usaram para ter sucesso. O objetivo, como salientam os autores, é mostrar como obter tração não importando o negócio em que se esteja.

Agora que você está munido de informação, falta estar preparado em termos de estrutura, principalmente startups que estão começando o seu negócio ou empreendedores que precisam de espaço para trabalhar. A gente te convida a conhecer a modalidade coworking e fazer uma visita para conhecer os nossos espaços, seja no escritório compartilhado, sala privativa, no auditório, enfim, onde couber a sua necessidade. Acompanhe nas outras páginas as áreas de acesso, os planos e as formas de contato. O coworking pode não ser uma "redação", mas será o seu ambiente de trabalho.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly