Return to site

Chegou a hora de empreender?

Quer mudar o rumo da sua vida?

Quando você acha que chegou a hora de largar o emprego e empreender, na verdade antes de tudo, algumas perguntas precisam ser respondidas. Você quer fazer diferente e quer fazer a diferença? Você tem prazer de fazer as coisas bem-feitas? Quer atuar no que realmente gosta de fazer? Você pensa em deixar de ser empregado? A vida de empreendedor requer muito esforço e horas de dedicação exclusiva, mas a chance de fazer a diferença pode ser o combustível para levantar-se disposto a fazer o que você gosta. Então avalie e responda essas perguntas para você.

O empreendedor precisa avaliar bem todas as ideias de negócio que está tendo contato, no início é muito importante conhecer vários tipos de negócios, identificar possíveis tendências, problemas sociais e investir em muita leitura e cursos. Os ouvidos precisam estar atentos ao que há de interessante no mercado. A geração de ideias a partir do perfil pessoal pode ajudar bastante na sua escolha. Pense em coisas que gosta de fazer, o que acredita, quais os conhecimentos que domina. Outro ponto bastante importante é a primeira venda antes da abertura: venda a sua ideia a sua família, se você é casado, abra o jogo com seu parceiro e explique qual a atividade, o tempo de retorno, até que horas pretende ficar na empresa, os riscos e as oportunidades do negócio.

As formas de avaliar e encontrar oportunidades de negócios podem ser através da busca do que já existe em outras regiões, ou mesmo a análise de mercado ou de nicho como: crianças, idosos, executivos, mulheres, entre outros. Mas não podemos esquecer que a ideia de negócio precisa resolver um problema, deve atender à necessidade de muitos e, não esqueça, apenas está no 1º lugar de suas preferências não basta, é preciso que suas competências lhe permitam fazer o negócio alavancar. O coworking é um espaço de trabalho que permite contato com muitas ideias e startups que estão modelando o seu negócio.

As ferramentas que auxiliam você a validar seu negócio são inúmeras, portanto pesquise. O Business Model Canvas permite que você organize melhor suas ideias e identifique as partes do negócio, as quais ocorrerão as interações (fornecedores, canais de comunicação, recursos, fontes de receita, os valores). Segundo Marcelo Nakagawa “o empreendedor de primeira viagem sempre põe palavras bonitas para definir sua proposta de valor, mas não faz a mínima ideia de como transformar em algo que possa ser percebido como valor pelo cliente”. Outra ferramenta é a prototipagem, que é uma técnica que gera uma versão simples do negócio. Então você montará uma experiência de consumo real e com venda do seu produto, de forma que seja possível identificar a aceitação do público. Tudo precisa retratar o mais real possível para que os resultados possam ser avaliados, em alguns casos pode-se chegar a conclusão de que precisa mudar o modelo de negócio ou o produto (pivotar). Alguns encontros como Startup Weekends, Mind the bizz, Ideation, Empretec (Sebrae), permitem que o empreendedor tenha com contato com muitas pessoas feras que podem ajudá-lo nessa jornada empreendedora.

A caminhada até o início do seu negócio não é fácil, como você pode observar anteriormente, ela passa pela análise de algumas ideias, definição do negócio, teste, reflexão sobre o propósito e o que ambiciona seu empreendimento. Portanto ao passar por estes passos você está mais próximo do sonho de ser empreendedor, mas essa é uma das decisões mais importantes da sua vida, não queime etapas, pelo contrário aumente as maneiras de reduzir os riscos e mãos à obra.

Até o próximo encontro aqui no blog!!

Fonte: Livro de Empreendedorismo de Marcelo Nakagawa

Saiba mais: http://blogs.pme.estadao.com.br/blog-do-empreendedor/categorias/marcelo-nakagawa/ 

Equipe Bunker Coworking

Palavras-chave: emprededorismo, negócio, ideia, mercado, trabalho.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly