Return to site

Cinco chaves para você além de empreender, ensinar e ganhar por isso

Você passa seu conhecimento adiante?

Por Rafael Rodrigues

Cinco passos. O empresário e escritor Jober Chaves ensina no seu livro “Negócios Digitais”, sobre como podemos alcançar o verdadeira riqueza, o sucesso e como podemos ser bem sucedidos como pessoas e como profissionais. Acredito que você, assim como nós, trabalhamos diariamente para conseguir “chegar lá”, a meta que nós estipulamos. Bom, neste artigo, vamos conversar sobre além disso, além do sucesso. Mas o legado que podemos construir através dele.

*Você pode adquirir o livro aqui.

Baseado em Jober, resumidamente as chaves são: “Ato de sonhar”, “busca por conhecimento”, “investimento em associações”, “plantar” e “o poder da palavra”. A maioria dos empreendedores sonham em ter um negócio e baseado em necessidades, tendências e aprimoramentos, fazem pesquisas, recolhem dados e vêem a melhor forma de entrar no mercado. Investem em parcerias, sociedades e participações e assim, vão  tocando o negócio.

Mas e as outras duas chaves? Onde foram parar?

A procura por estabilização e estrutura é primordial e fará seu negócio crescer, lucrar e aumentar demanda, clientela, serviços e espaço. E isso, por si só, já é motivo de glória, ainda mais nos dias em que vivemos. Mas, já parou para pensar em passar isso adiante? A ensinar pessoas a também terem sucesso, a aprenderem com o que você sabe, a serem melhores gestores através dos seus conhecimentos?

“Ah, Rafael. Mas se eu ensinar tudo, vou abrir concorrência, aí não dá, né?”;

“Não, a gente não pode entregar o fator do nosso sucesso, assim ele vai escapar das nossas mãos”;

“Ah, não quero me comprometer com isso, não quero ter que perder tempo pra dar uma de professor”.

Podemos ter diversas desculpas e algumas sim, são medo ou receio de estar cavando a própria cova. O engraçado é que esse dom de ensinar vem conosco desde a época das pinturas rupestres, onde não era pensado em alguém ser detentor do “dom” de fazer fogo, e sim, mostrar o quão importante foi aprender a técnica e fazer com que todos saibam.

Mas os negócios são diferentes e todos precisam ganhar, certo?

Então, enquanto seus futuros alunos podem receber conhecimento, inspiração, motivação e capacitação, você tende a obter sucesso em alguns aspectos:

Credibilidade

Para você ensinar algo, é preciso dominar aquela área e saber os caminhos para realizar as tarefas daquela temática. É preciso um pouco de teoria e embasamento para evitar erros e um pouco de prática, porque ficará mais fácil mostrar como se faz, por onde começar e terminar. Se você tem os dois ou mais do que o outro, e o seu conhecimento é válido para outras pessoas, então comece! O seu sucesso nesse trabalho, que você está há anos realizando com maestria, para outras pessoas pode ser o fato de elas ainda não terem “decolado” na sua atuação. Elas não sabem o que você sabe!

Mercado

Alunos brilhantes devido ao seu esforço, é sinal de que você sabe o que está fazendo e sabe como trabalhar. E empresas podem se ligar nesta parte. Não estranhe se o seu telefone começar a tocar com propostas.

Renda

Aos poucos, o que era uma iniciativa, pode virar uma fonte de lucro devido ao seu conhecimento armazenado, e ele pode ser “empacotado” de várias formas, como palestras, simpósios, treinamentos, workshops, treinamento (presencial ou online), entre outras várias ferramentas que você pode vender. Conhecimento também pode ser comercializado.

Tá, e como se faz isso?

A última chave. O poder da palavra. Você quer começar? ENTÃO FAÇA! Não perca tempo pensando em como será. Organize-se e faça. Deixe todas as opiniões negativas e foque na sua contribuição, em por onde começar.

Ok, mas eu nem tenho lugar para fazer um curso.

A locação de espaço, material, datas e assessoramento podem ser resolvidos através do coworking, que acaba sendo um parceiro para pessoas que querem realizar apresentações e lecionar, não tendo um auditório próprio para realizá-las. A base é conectar pessoas e a melhor forma de realizar isso, é dentro de um local como esse.

Coworking é a base para realização de atividades como estas, pois permite o conforto, a possibilidade de melhor interação com os alunos, e ainda instiga empresários que estão trabalhando nos seus projetos a aprenderem com você nas suas aulas. De aprendiz a parceiro, por que não?

Vou deixar o nosso telefone, caso queira tomar um café e discutir o assunto com a gente: (81) 3877-4674

E gostaria de terminar esta publicação com uma frase de Jober: “Impossível é uma palavra que não existe quando desejamos algo com muita força”.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly