Return to site

Consumo compartilhado: construindo novas relações.

O grande pensador Aristóteles afirmou: “em geral, você encontrará riqueza muito mais no uso do que na propriedade”. A atividade de dividir através de um serviço compartilhado não é nova, arqueólogos remetem a 2010 A.C. o aluguel de máquinas agrícolas. De fato, os consumidores usufruem os benefícios do uso em detrimento da propriedade. Mas o que quero destacar é a dimensão do compartilhamento após o advento da internet. Hoje pode-se compartilhar uma grande variedade de produtos, através do acesso sob demanda, de maneira eficaz e conveniente. Com ela foi possível criar sistemas de utilização de itens compartilhados que são muito diferentes dos padrões convencionais de aluguel. À exemplo o uso compartilhado da internet e do GPS pelos usuários do UBER, que assim, deslocam o carro mais próximo, evitando filas e esperas.

O estilo de vida colaborativo pode ser exemplificado, ainda, através de várias ações do dia-dia como o compartilhamento de carros, bicicletas e artigos usados. Outros elementos que se destacam são quando pessoas com interesses semelhantes se unem para trocar ativos intangíveis como o tempo, espaço e habilidades. Várias pessoas do mundo inteiro estão aderindo a esse estilo de consumo, motivadas por uma série de questões como a economia de dinheiro, “fazer a coisa certa”, economizar tempo, entre outras ações. Essas novas relações estão gerando uma infinidade de relacionamentos e de conectividade social. Além de impactar o meio ambiente positivamente e de trazer bons resultados para a comunidade.

Cada um tem uma motivação diferente para se envolver no consumo colaborativo. E saber que mais e mais pessoas se envolvem em ações que otimizam, reutilizam ou mesmo às aproximam de outras pessoas que estão dispostas a mudar um pouco o mundo, é incrível. E você, o que anda compartilhando?!

Quer saber mais sobre o assunto?! Acesse o portal www.collaborativeconsumption.com.

Até o próximo encontro aqui no blog!!

Bunker Coworking

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly