Return to site

Dicas financeiras para quem está começando a empreender

É preciso ser criativo em todos os âmbitos

Ao aventurar-se em ter o próprio negócio, o empreendedor por vezes se vê perdido entre as diversas funções que precisa (aprender?) pôr em prática.

É importante ter um conhecimento geral de todas as ações que permeiam a sua empresa, mas nem sempre é preciso dar conta de todas elas sozinho.

Saiba separar o lado pessoal do profissional

Além do tempo investido, o custo de despesas pessoais e do negócio precisa estar bem separado. Defina o valor que vai aplicar inicialmente, e reserve um momento para planejar e manter isso organizado para evitar acúmulos de contas e dor de cabeça. Afinal, você não quer descobrir meses depois que a sua empresa não era uma ideia sustentável, não é?

Busque ajuda

Você pode procurar outras dicas online ou aconselhamento de pessoas mais experientes, sejam próximas ou de uma instituição, como o Sebrae (lá tem voluntariado de contadores que podem te dar aquela forcinha na matemática sem aquele custo extra). Um plano de negócios não precisa ser apresentável, precisa ser completo para lhe mostrar que a aquela ideia realmente vale todo o seu esforço.

Saiba com o que você gasta

Conheça todos os custos do seu negócio para poder cobrar um preço justo por eles.

Reduza custos

Se você já está empreendendo precisa ser criativo na hora de buscar soluções. Precisa de um ponto fixo de vendas? Crie um truck do seu negócio. A demanda exige salas de reuniões? Vem para o Bunker Coworking. Quer sair do home office ou ter uma sala empresarial? A resposta é a mesma. Você já conhece o nosso espaço? Agende uma visita :)

Conselho bônus: determine um horário de trabalho. Não trate o que não é urgência como uma. Preserve suas forças e sanidade mental.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly