Return to site

Empresa móvel: estratégias para seu negócio decolar

Empreendedorismo está se tornando cada vez mais remoto

Por Rafael Rodrigues

Quem assiste Game of Thrones, sabe que as mensagens enviadas para cada reino ficam na responsabilidade dos corvos treinados, que viajam quilômetros até chegar ao seu destino. Uma carta pode demorar dias, meses e ainda correr o risco de ser interceptada... Mas Cersei conseguiu entregar a carta no último episódio.

Mas nos tempos atuais isso é impossível, pois nosso tempo é precioso. Imagina negociar, assinar um contrato, agendar reuniões, tudo pela mediação de um corvo? Impossível! Por isso que o trabalho remoto e ferramentas mobile são tão importantes para nos poupar tempo, agilizar e solucionar demandas, além de nos permitir atuar com diferentes profissionais em diferentes lugares. Tempo é dinheiro, é produção, é inestimável e não podemos nos dar o luxo de perder.

Por isso que vamos discutir no decorrer to texto algumas ferramentas e estratégias para você ver os benefícios de uma vida profissional mais remota e confiar na rotina mobile, melhorando a distribuição do tempo.

Primeiro de tudo...

Disciplina

Entrar no trabalho remoto envolve mais seriedade do que você imagina. Você pode trabalhar dentro de um coworking, fazer seus horários, ter a sua rotina, mas vários hábitos pequenos podem começar e diminuir a sua produtividade e te deixando com serviço acumulado. Atente-se para pequenas coisas como perder muito tempo com tarefas domésticas, ajudando na agenda do próximo, atrasos na entrega de trabalhos, pouco tempo para realizar tarefas, distrações, bloqueios mentais, entre outros pontos negativos. É o seu empreendimento que está em jogo aqui e muitas das vezes, pode não ter ninguém para ajudar.

WhatsApp

Sim, pode parecer "batido" falar de um dos aplicativos mais usados, mas é por isso que ele está aqui. Talvez mais da maioria dos seus contatos utilizam a ferramenta e lá é a melhor maneira de coordenar trabalhos e pessoas, como divulgar sua marca e seus serviços para clientes que você possui e atualizá-los e apresentar com o que trabalha através de grupos de transmissão direta - para conhecer o seu ofício. Não usar o Whats é perder uma boa oportunidade de entrar com a perna direita na vida remota e mobile.

Gerenciamentos e sistemas

Já ouviu falar em Evernote? Workfrom? I Done This? E Swiggle? Não, não é uma aula de inglês ou códigos. São ferramentas que podem te auxiliar como Agenda virtual, gerenciador de mídias, mediador para controle de equipes, compartilhamento de tarefas. Encontramos 17 opções para você experimentar, quer tentar? Clique aqui.

Se a sua empresa utiliza sistemas, porque não utilizá-los pelo celular ou tablet, para facilitar procedimentos, independente de onde você esteja, não dependendo de deslocamentos, gasto com tempo e stress. Tudo pode ser feito de onde você está. Se a sua companhia ainda não deu esse passo, seria bom conversar com profissional de TI para verificar a possibilidade.

A boa e velha agenda

Celulares podem apresentar defeitos, notebooks podem quebrar, aplicativos podem parar de funcionar, mas a sua agenda está ali anotada com todos os contatos e compromissos. Você pode torcer o nariz para esta excelente ferramenta, mas sempre tenha por perto, pois ela pode te salvar um dia quando os exemplos acima acontecerem.

Equipe - polvo

A vida remota pode ser compartilhada também. Você pode montar um negócio e ter "braços" em diferentes lugares, todos trabalhando com você e fazendo o empreendimento crescer, operando cada um em seus postos. Nesse estágio, a comunicação, e digo mais, a confiança depositada em cada profissional é primordial para o sistema dar certo. Não colabore com profissionais que você não confie totalmente, não tem muitas garantias sobre o seu desempenho na área que você precisa, ou mesmo se não sabe corretamente informações pessoais básicas ou se ele está mentindo ou aumentando seu conhecimento sobre aquela função. Confie no profissional que você está trazendo para o time.

Cloud

Acaba sendo um facilitador de envio de dados, arquivos e informações, além de dar mais segurança no repasse de informações. Sistemas que contam com envio pela nuvem acabam facilitando na produção, pois mais uma vez, evita deslocamentos, assim como na rapidez do recebimento. Uma conta de e-mail acoplada a este acessório pode te ajudar. GMail e Outlook, por exemplo, são excelentes e-mail e que dispõe da ferramenta, como o Dropbox, Meo Cloud, Drive, entre outros. 

Agora que te damos o passo a passo, tá na hora de viver uma vida mais remota. E por que não com pessoas interessadas em empreender sem fronteiras? Procure o coworking para ter seu ponto fixo e ter a sua agenda mais maleável e atender seus clientes com a melhor estrutura. 

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly