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Mudei de cidade: como aumentar o meu networking e cartela de clientes?

Saiba quais passos dar para se instalar e começar a produzir

Por Rafael Rodrigues

Nós mudamos para conseguir subir degraus. Seja na vida pessoal, em um sonho profissional, ou mesmo para conciliar quem permitimos compartilhar uma meta. Mudança chega para todos em alguma época. O que importa é como vamos nos adequar a ela.

A pergunta é: Ok, mudamos. E aí?

Direcionando para o âmbito profissional, mesmo com meios digitais e canais de mídia, você pode ter dificuldade de ter clientes em uma nova cidade, ou mesmo conhecer os fornecedores, parceiros e concorrentes do seu setor. Chegar numa cidade em que você não conhece ninguém, pode ser um problemão. Mas podemos resolver essa situação com tempo, dedicação, carisma e talento. Assim como Rupaul's Drag Race.

Uma opção seria o coworking, uma estrutura para você trabalhar, compartilhar novas ideias e fazer parte de um grupo de empreendedores que querem agregar, inovar e tem o espírito de trabalho colaborativo. O ambiente acaba fornecendo o clima de coleguismo, de aprendizado através da sua agenda de eventos, reuniões, cafés, e claro, ao dividir o espaço.

Já a segunda dificuldade é a conversão de conexões para clientes. Podemos resolver isso de duas formas: a interação através da sua participação em grupos, reuniões de trabalho do seu segmento, participações em palestras, simpósios, oficinas e eventos organizados pelas suas conexões. Não, você não vai apenas ouvir, é a sua contribuição que conta aqui. O que você tem a dizer, o que as pessoas podem agregar no momento em que abrir a boca.

Ou o inverso. Por que não criar um evento de expertise na sua área, divulgar, convidar e assim, montar a sua rede de empreendedores, de troca de experiências, de mostrar o que sabe fazer, de ensinar, se tornar referência? Aparecer de dentro para fora ou vice-versa é o que conta aqui.

Vamos ao terceiro tópico. Vitrine. Certifique-se que seus canais de contato estejam atualizados, sua participação em ações relacionadas a sua área seja frequente, se necessário, um serviço de assessoria de comunicação para ampliar o seu campo, seu marketing afinado e sua identidade crescendo constantemente.

Marcelle Oliveira, gestora da Multsaúde, empresa no segmento de rede de convênios da área de saúde. Ela saiu da cidade de Matias Barbosa, em Minas Gerais e veio para outro município, Juiz de Fora, apostando o crescimento do seu negócio. Para ela, a rede de contatos é fundamental. "Começar a montar a sua lista de contatos, galgar esse passo, pra mim, é uma das principais estratégias para chegar a um novo mercado. Hoje existe uma tendência nacional de realizar reuniões corporativas, cafés de negócios, isso é um hábito que gera resultados incríveis e pode gerar grandes relacionamentos para o futuro", afirma a empresária.

Ter medo de mudar é normal, afinal, não sabemos ao certo, não temos como prever o que irá acontecer. Temos como nos prevenir de coisas negativas que podem estar à frente. Mas começando a resolver essas três dificuldades, principalmente do local onde começar, já temos uma projeção de como será o seu sucesso. Espero que sua viagem seja excelente e segura. Tudo vai dar certo se quiser.

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