Return to site

O bairro Poço da Panela e sua forma de acolher novos negócios

“Opa, bom dia. Tudo bom? ”

“Olá, como vai? Tudo ótimo? ”

“Claro, pode deixar que eu passo aí mais tarde”.

“Oi, como a senhora está? ”

Ruas de paralelepípedo, brisa e a natureza predominante. Cheiro de fazenda, de clima rural. E é nesse clima simpático e descontraído que o Poço da Panela, bairro de Recife, abarca. Localizado na zona Norte da cidade, vizinho ao bairro de Casa Forte e banhado pelo rio Capibaribe. É bairro pequeno, pacato, mas com muita história. É uma área tombada pela prefeitura de Recife, sendo uma Zona Especial de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (ZEPH).  Além disso, possui uma temperatura média inferior de, pelo menos, três graus em relação ao resto da cidade. 

A origem do poço

O bairro originou-se por volta do século XVIII, pertencendo às terras do Engenho Casa Forte. No início era um simples povoado em meio às grandes plantações de cana-de-açúcar. Porém, a partir de 1746, este perfil começou a ser modificado. Naquele tempo uma grande epidemia de cólera tomou conta do Recife e alguns médicos divulgaram que os banhos, durante o verão, no trecho do Rio Capibaribe que banhava a povoado, eram um milagroso remédio no combate à doença. A notícia se espalhou muito rápido e fez com que essa região começasse a ser frequentada pelos ricos do Recife, que logo construíram ali casarões de veraneio.

Sua relação com o futuro

Mesmo tendo um ar tradicional, rural e antigo, a sua comunidade procura abraçar o crescimento comercial do local, vendo seu bairro possuir a instalação de casa de yoga, restaurante Japonês, Crossfit manguetown, casas de estética, pet shop, Equilibrium Pilates, galerias empresariais e a Bunker Coworking, que abarca mais empreendedores. Uma base de passado com uma demão do futuro. A Bunker foi implantada com boa localização, permitindo que empreendedores desenvolvam seus negócios sem se deslocar muito, trabalhando tranquilamente na sua área e permitindo entrar em contato com outros empresários e negócios.

Foto: Juliana

A vizinhança acolhedora, que construiu a história do local, somada a cultura bucólica da região e a prosperidade de novos empreendimentos faz desse pequeno bairro de Recife um poço de oportunidades e histórias. E com a sua abertura para o começo e instalação de bons empreendimentos, a Bunker se instalou como o quartel general de empreendedorismo fazendo encontros periódicos que visa fomentar a geração de novos negócios, ajudar na formação de novos empreendedores e melhorar o relacionamento entre profissionais de diversas áreas. E só esse bairro poderia proporcionar um ambiente acolhedor, arborizado e com o melhor clima. Quer conhecê-lo? Vem pro Bunker.

Escrito por: Rafael Rodrigues

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly