Return to site

O verdadeiro valor de ser empreendedor

Nesse exato momento, você sabe por que está gerindo uma empresa?

Pegar uma xícara de café, olhar a agenda, ligar, conversar, discutir, negociar, gerir, delegar, trabalhar, pegar mais uma dose de cafeína, ir a reuniões, compromissos...é como um ciclo que possui horários iniciais, mas não existe hora para acabar. Diariamente retomamos o nosso posto, seguido de metas, encontros e produção, trabalhando para evoluirmos. Mas, seu ofício já tomou conta de você a ponto de não saber mais por que está executando essa tarefa neste exato momento? Chegou o momento de se perguntar “Por que eu estou aqui?”, “O que estou fazendo?” e “Por que isso é importante?”.

As vezes esquecemos de perceber no que realmente estamos trabalhando e deixamos o nosso itinerário tomar conta, como um piloto automático. Nós estamos lá, mas deixamos os nossos deveres falarem mais alto. Exatamente o motivo pelo qual devíamos dar uma parada e refletir se isso mesmo que queremos: empreender.

Lembro-me de grandes empresários que deixaram a faculdade, o trabalho em empresas e opiniões divergentes de pessoas próximas para ser independente, exercer o que gosta, aplicar suas ideias e conhecimento e passar adiante. A ideia, que, para os outros, pode parecer rebeldia, para nós,era liberdade. Trabalhar com o que ama é ser livre.

Claro que temos dificuldade, que cerceia nossa sensação libertária. Burocracia, principalmente com dependência de órgãos públicos, gastos (pessoal, serviços, estrutura), remuneração, horários, entre outros. Por favor, não pense em todos agora, pode parecer desanimador, principalmente se estiver nos primeiros passos do caminho. Faça um de cada vez, da mesma forma que você atende um cliente. Abrir um negócio, independente do tamanho é complicado e dificultoso, mas todos os sonhos realizados com certo grau de complexidade tem o sabor da vitória mais acentuado.

Trabalho para alguém x trabalho para você

Dinheiro caindo no quinto dia útil, benefícios e horários fixos são os atrativos que emplacam a necessidade de conduzir as nossas vidas e suprir necessidades. Para alguém que apenas quer pagar suas contas é ótimo. Trabalhar com a mente focada em sustentar seu padrão de vida é louvável. Mas para mentes inquietas e que precisam saciar sua vontade de construir algo e não colaborar com os sonhos dos outros pode ser um caminho divergente. Você faz o seu salário, seus benefícios, seu ponto de entrada e saída. Você controla o manche.

Fraco, fonte e forte

Como mencionamos anteriormente, dificuldades podem parecer enormes, mas precisamos seguir um ciclo de renovação e restauração. Podemos pensar que não daremos conta, que tudo está ruim e que é melhor dar uma pausa, ou mesmo acabar…

Mas, de onde vem a gana de construir o SEU TRABALHO? Qual a sua fonte de inspiração? O que te motiva todos os dias a dar seu tempo, esforço, paciência e dinheiro? É a sua família? O seu modo de viver? A sua filosofia? O seu sonho?

Então, como é uma fonte, recorra a ela, restaura a sua energia e começa a resolver os problemas por vez, até tudo entrar nos trilhos.

E assim, tocar a sua empresa novamente, fortalecido.

SUPORTE

Claro que independente do trabalho realizado, requer uma base de esforço e a modalidade de escritórios e ambiente de trabalho, chamada coworking, pode te ajudar a reforçar a sua empresa e evoluir ela, não apenas em questões físicas, como auditório, salas de reuniões, cozinha e área de convivência, mas a oportunidade de discutir o que faz, o que você produz com outros empreendedores, que podem te orientar e serem parceiros da sua jornada. Pense nisso.

Concluindo, todo esse artigo teve o propósito de ser reflexivo sobre o que você faz para si mesmo e o que te motiva a trabalhar todos os dias. Todos os pontos aqui discutidos caminham como um funil, guiados por um único caminho. Enfim, o verdadeiro valor de ser empreendedor é ser você mesmo. É ser independente. É ser livre.

  • Apenas para reforçar a nossa conversa, gostaria de indicar o livro “Negócios Digitais”, disponível aqui, onde você vai encontrar diversos empreendedores que também tiveram seus momentos de atribulação, mas hoje estão como vencedores.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly