Return to site

Planejamento: Como melhorar a sua semana e progredir a produtividade

Trabalho e momentos de relaxamento precisam estar em equilíbrio

Bons tempos quando os nossos únicos compromissos eram os calendários de provas da escola e não perder o horário da aula de inglês ou do esporte. Na faculdade, já notamos que as exigências aumentam bastante, são artigos, projetos de extensão e seus relatórios e o tão avesso TCC. A gente tentando se virar em mil para dar conta de tantos compromissos. E hoje, sua vida melhorou em relação às exigências e compromissos?

A minha eu sei que não e aposto que a sua também vai pelo mesmo caminho. Todos nós temos uma carga extensa de afazeres e atividades que quando não tiram o nosso sossego, esgotam todo o nosso tempo livre. Mas antes que você se desespere com esse desabafo, eu te digo uma coisa: é possível ter mais tempo e sentir a semana mais sob controle e isso é mais fácil do que você imagina.

Planejar faz bem!

Use apenas 30 minutos da sua semana, isso não vai doer, garanto! Eu sugiro a segunda ou a sexta-feira, mas cada um sabe o dia mais propício para isso. Para isso, você pode usar uma planilha online, aplicativos e até a boa e velha pauta impressa.

Nestas planilhas você deve colocar todos os compromissos agendados, horários e locais. Listas de atividades como: enviar modelo, orçamento ou outro produto para o cliente, contas à pagar, e-mail, reuniões e tudo o que for pertinente para realizar nesta semana.

Distribua de maneira equilibrada as atividades por nível de complexidade, evite sobrecarregar um dia com atividades pesadas em detrimento de outro dia mais leve. Isso vai ajudar você a completar suas tarefas, sem deixa-lo exausto.

Serviços extras

Reserve cerca de 30 minutos para demandas não planejadas. Se essa atividade te exigir mais tempo redistribua alguma atividade ao longo dos demais dias. Mas não deixe isso virar uma constante. E se elas não aparecerem você tem duas opções: antecipar uma atividade do dia seguinte ou usar seu tempo livre para relaxar ouvindo uma boa playlist.

Você vai observar que quando você se planeja algumas demandas que pareciam novas eram apenas aquelas que estavam em stand-by. Você terá tempo para mandar aquele e-mail cobrando um fornecedor, evitando ser pego de surpresa pela falta do produto ou serviço, ou e-mail para o cliente confirmando a reunião ou cobrando a aprovação para dar continuidade a um serviço pendente. Esse adiantamento de ações te dará tempo extra para tomar um cafezinho com calma!

Reuniões internas e externas

Reuniões são muito importantes! Mas será que são mesmo?! Reunir a equipe para discutir as ações é algo extremamente relevante e produtivo. As demandas da equipe, se sanadas, elevam o nível de eficiência e geram bons frutos, mas cuidado com a frequência. Algumas reuniões podem ser adiadas se as soluções de algum caso estiverem em andamento ou se não tiverem pautas relevantes para serem discutidas. Assim você e sua equipe terão tempo livre para produzir mais. Avalie sempre se um e-mail ou ligação evitariam esse encontro, se sim, essa reunião é totalmente desnecessária. Evite reuniões desnecessárias!

As reuniões externas de apenas uma hora, podem acabar com todo o planejamento de um dia. E para escapar dessas armadilhas você pode:

1) Visualizar os roteiros mais rápidos e evitar pegar aquela área de congestionamentos ou até, marcar a reunião em horários de trânsito mais livre;

2) Programar outras atividades externas em horários próximos, como ir ao banco, cortar o cabelo etc., isso vai te ajudar se o papo se estender além do necessário tendo uma boa desculpa – “eu tenho que ir devido a um outro compromisso”.

3) Se você rende mais pela manhã, marque sua reunião à tarde e vice-versa, assim terá a certeza que essa reunião não vai atrapalhar o seu dia de produção.

Seu bem-estar

Produtividade e bem-estar caminham lado a lado. Por isso, administrar a sua pauta e listar as tarefas alivia sua mente, reduz sua preocupação e estresse. Sem contar que é gratificante saber que você cumpriu sua pauta e fez sua semana render.

Não esqueça de marcar aquilo que já foi concluído e vibrar “eu consegui”. Muitas vezes estamos indo bem, mas continuamos nos cobrando sem precedência.

Muitas empresas estão criando programas de bem-estar que ajudam a melhorar a produtividade dos funcionários. Um dos benefícios mais adotados é a flexibilização do horário dos funcionários.

No Brasil com o trânsito sempre adverso, a possibilidade de trabalhar mais vezes a distância tem atraído vários adeptos.

Os coworkings são um dos refúgios desse público que está em busca de outras formas de trabalhar com maior flexibilidade e novas interações. Além da busca por locais mais próximos de casa, os funcionários aprovam atividades como a yoga e as massagens que possibilitam maior relaxamento.

Agora basta você manter esse equilíbrio entre trabalhar com o que ama, prosperar e se organizar para que o dia seja próspero e leve.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly