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Seis atitudes que uma startup pode tomar para evoluir

Por Rafael Rodrigues

Como saber se o seu trabalho está no caminho certo? Ou como visualizar um caminho que você pode tomar que aumentará o seu sucesso? São perguntas tão difíceis de responder e mais complicado ainda em pensar na resolução delas. Dentro de uma startup, onde tudo é novo, você está dando passos para começar um negócio, e está correndo atrás de investidores e parceiros, todas as alternativas que aparecer podem ser boas, mas não necessariamente para este momento. Ou mesmo pode não aparecer nenhuma no instante para o seu crescimento.

Por isso que, antes de pensar em como aumentar o seu sucesso, pense no que pode fazer para encontrá-lo, em como pode firmá-lo e manter por mais tempo. Tudo se resume a ações, em tomadas de atitudes para fazer seu negócio evoluir. Por isso, vamos explanar algumas verbalizações que podemos tomar. para colher os resultados na frente.

Em sistemas de trabalho verticais, onde seguimos um hierarquia clara, sabemos quem é o chefe, que muitas vezes pode ser chamado de líder ou chefe mesmo, dependendo de suas ações. Mas numa forma horizontal de trabalho, onde todos somos parceiros, essa gestão pode passar “despercebida” por alguns colegas. Por isso, é bom ter um sistema de trabalho sólido, em que o gestor sabe o que está falando e fazendo, sabe como delegar funções e cobrá-las, que tenha um planejado transparente e tranquilo, assim como a sua conduta com quem trabalha. Líder não é quem manda no barco, é quem conduz o leme.

Sua startup vai ajudar pessoas? De que forma? E elas podem pagar por isso? Se conseguir responder em poucas palavras e de forma concisa, as chances de atrair interessados no seu projeto podem aumentar. Ninguém gosta de algo complicado, ainda mais se demandar tempo para entender. Por isso, seja o mais claro possível para impressionar mais os seus clientes.

Não apenas ver maquinário, sistemas, ferramentas e técnicas novas para melhorar o seu desempenho - porque eu espero que você faça isso -, mas sim em formas de se comunicar com seu público. Seja através de mídias, sejam tradicionais ou não - através de conteúdo que seja veiculado de forma objetiva sobre o que você faz e como faz. Esforço mútuo para melhorar seu trabalho e como anunciar.

E por falar nisso...

Sim, em formas de como propagar o seu serviço para a cidade ou estado em que atua. Através de assessoria de comunicação, onde você terá um intermediário entre os veículos de mídia para você divulgar o seu trabalho, ou no gerenciamento de contas (social media) para ser a “ponte” entre seu público e você, e até mesmo no modo externo, com peças tangíveis (busdoor, cartão, placa, etc). Tudo para aparecer você e o que faz.

*Vamos deixar uma dica abaixo para você ver a importância da comunicação para a empresa.

Uma das mais importantes. Um local para trabalhar. Em casa? Talvez, mas se dividir suas tarefas com a família e os deveres domésticos não é uma boa opção para concentrar. Uma das alternativas seria o coworking, onde você teria tranquilidade, condições adequadas de trabalho, privacidade, segurança, uma sala para receber apoiadores e a sua equipe, fora os outros benefícios que o espaço compartilhado pode te dar. Caso ainda não saiba, vou te mostrar nesta página aqui.

Passar conhecimento adiante. Nós já falamos sobre a importância disso aqui no blog, mas apenas vamos reforçar. Participar de fóruns, palestras e oficinas tem mais a agregar do que qualquer item aqui acima. Poderia ser o início e o fim do planejamento de evolução. Ter um momento para discursar sobre o que faz, vai te trazer credibilidade, porque você sabe o que está falando, possíveis parceiros, clientes, aumentar a popularidade, ser referência no segmento, chances de aprendizado com os ouvintes, ouvir demandas que você pode atender, aperfeiçoar o seu trabalho com as críticas, ser reconhecido, ganhar repercussão em mídias sociais pelo evento, enfim. A lista continua.

Lembrando que o coworking é parceiro de startups. Você chega com o projeto, nós chegamos como um abrigo para o seu ofício, oferecendo o local com espaço adequado, móveis, internet, proteção, área de convivência, agenda de eventos, bicicletário, e retornar a empreender. É literalmente você chegar e abrir as portas. E não é isso que uma startup faz? Abrir portas? Então deixa que a gente cuida do seu escritório.

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