Return to site

Seis formas de trabalhar fora de casa e manter a lucratividade do seu negócio

Limpar os cômodos.

Lavar a louça.

Cuidar do cachorro.

Fazer almoço e janta.

Fazer compras.

Lavar o carro.

Aspirar o chão.

São tantos afazeres diários em casa – ainda mais se você morar sozinho – que o equilíbrio entre ser home-office e dono de casa pode ser abalado, causando problemas como atraso de envio de trabalhos, má edição, fazer tarefas com pressa ou mesmo deixar o seu lar desarrumado. Separamos algumas dicas para você se organizar em um ambiente correto e crescer no seu empreendimento.

Separar casa do trabalho

Concentração. Foco. Paz. Se uma dessas três fases está em desequilíbrio, é porque talvez sua casa pode não ser o local ideal para criação e produção. É preciso que haja uma desvinculação do seu ambiente de comodidade para o ambiente de atividade. Talvez você sentado no seu sofá, na mesa da cozinha ou deitado na cama consiga tocar o seu negócio, mas não progredir. É necessário um espaço onde essa “pirâmide de progressão” possa ser expandida, assim como o seu empreendimento. Casa pode ser seu espaço de descanso. Um escritório colaborativo pode ser sua base de produção.

Estrutura de trabalho

Moda, consultoria, marketing e outros segmentos necessitam de mais do que apenas uma boa internet e um computador. Requer um ambiente com mais recursos para poderem crescer e passar o devido serviço solicitado, seja com outros funcionários, de fácil acesso a recursos e deslocamento e de um local onde não precisem recorrer a outros endereços. Um ponto fixo com toda a plataforma de trabalho.

Clientes

Reuniões, apresentação de negócios, planejamento de comunicação, repassar conhecimento ou instruir empresários. Seja para qual for o motivo, atender clientes requer material e um local que repasse segurança e credibilidade, sobretudo privacidade para discutir os trâmites. É a hora de fechar negócio, é o momento onde sua concentração não pode se dispersar por afazeres domésticos. E o cliente precisa sentir essa segurança.

Identidade e criatividade

Um escritório permite que você estabeleça a sua personalidade dentro do ambiente de trabalho. É o seu espaço, a sua forma de pensar e conduzir as coisas. Não há nada te atrapalhando ou distraindo. E sua criatividade pode fluir cada vez mais, melhorando sua performance e entregando melhor a sua produtividade.

Aprendizado com outras áreas

Já sabemos que a modalidade coworking tem a estrutura para você trabalhar, mas você não sabe que a cada dia pode interagir com profissionais de outros segmentos e que podem te ensinar lições aplicáveis ao seu serviço e até abrir oportunidades mão-dupla, onde você pode contribuir com o seu trabalho e seus colegas podem evoluir o seu segmento de atuação. Aprender nunca é demais.

Neuroup - Startup de saúde que comercializa o tratamento de dores através de tecnologia avançada de biofeedback.

Profissionais trabalhando em escritório compartilhado - Bunker Coworking. Foto: Carlos Mendonça

Chances de parcerias e sociedades

E aqui se transforma em uma consequência. Um consultor de marketing pode conseguir vários clientes dentro do escritório. Um cozinheiro palestrante pode conseguir fornecedores e social media para ajudar no seu negócio. Estilistas podem abrir uma empresa juntos, se conhecendo dentro do espaço e inúmeras outras possibilidades podem ser combinadas e ocorrer uma fusão. É essa a meta de um coworking: conectar pessoas e negócios.

Cowokers trabalhando no Bunker. Foto: Carlos Mendonça

Sua casa pode ser também um ambiente de trabalho, mas o coworking pode ser sua referência de crescimento, evolução e união de forças. É recomendável fazer um teste e trabalhar por uns dias. E depois você vai ver que não é apenas trabalho, é aprendizado diário.

Escrito por Rafael Rodrigues.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly