Return to site

Tecnologia disruptiva e a economia

O que vem nos deixando mais intrigados é a velocidade com que as transformações estão acontecendo na era da informação. Anteriormente para criar uma empresa de alto impacto na economia era preciso ter dinheiro e experiência. Agora jovens que nunca empreenderam conseguem criar plataformas on-line que resolvem ou melhoram uma problemática, e em um curto espaço de tempo ganham o mundo com um poder de engajamento e difusão nunca antes visto. Fica claro que “o mundo é dos mais rápidos”.

As mudanças que estão acontecendo no modo de empreender estabelecem uma necessidade enorme, a de identificar como o uso da tecnologia pode impulsionar o seu negócio.

Para muitos que estão imaginando que criar um aplicativo é suficiente para alcançar milhares de fãs, na verdade os aplicativos estão cada vez mais, sendo menos baixados, ou caso sejam baixados são logo descartados. As maiores críticas são em relação ao espaço que ocupam no smartphone e o baixo uso. Muitos aplicativos são baixados apenas para uma ocasião e não são mais usados.

Você já ouviu falar em chatboats? Esses dispositivos estão ganhando milhões de investimentos em todo mundo e são considerados os possíveis substitutos dos aplicativos. São softwares que permitem automatizar tarefas, no caso de chat, gerenciar perguntas e respostas durante uma conversação homem-máquina.

Os consumidores poderão ao invés de parar o que estão digitando no face ou whatsapp, e baixar um novo aplicativo, podem utilizar está própria plataforma de comunicação para chamar o Uber, solicitar o novo cartão do banco, pedir uma pizza, entre outras vantagens. Essa é uma revolução que vem se tornando realidade e facilitará bastante a integração de diversos dispositivos, e consequente melhor interação com o cliente.

O que vem acontecendo são produtos e serviços que criam um novo mercado, ou mesmo se estabelece de modo inovador, acabando por desestabilizar concorrentes que antes o dominavam. São tecnologias eficientes, baratas e acessíveis que revolucionam o comportamento do mercado global havendo uma ruptura.

As plataformas on-line trazem à tona uma disputa polêmica entre Uber e taxistas. Uma situação polêmica porque envolve uma numerosa categoria de trabalhadores que estão se sentindo prejudicados. Os dispositivos como Uber e Airbnb vem trazendo uma série de facilidades aos usuários. Ao utilizar o serviço, tanto o cliente como o prestador realizam uma avaliação classificando e relatando como foi o serviço. A praticidade de puxar o celular e realizar filtros com milhares de opções, no caso do Airbnb o torna uma ferramenta poderosíssima, esta marca que vale bilhões foi criada a partir de uma simples demanda de hospedagem em um evento, numa cidade que estava com todos os quartos de hotéis ocupados.

As pessoas estão constantemente buscando experiências positivas na prestação dos serviços. Não existe mais espaço para o “esperto”. A reputação é a nova moeda. Então, aproveitem o feedback instantâneo e façam valer essa forma de controle de qualidade, nessa “economia disruptiva”.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly