Return to site

4 PASSOS PARA CONQUISTAR A LIBERDADE FINANCEIRA

      Fala, galera!

      Em menos de 2 meses nos despedimos de 2018 e recebemos 2019 de braços abertos.

      Para não repetir os mesmos erros financeiros que foram cometidos em 2018, é necessário repensar os objetivos de vida e priorizar aqueles anseios mais profundos.

      Mas você deve estar se perguntando: COMO VOU FAZER ISSO?

      Não se preocupe! A equipe do Bunker separou uma metodologia super eficiente, e fácil de realizar, chamada de DSOP - Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar.

      Essa metodologia foi desenvolvida por Reinaldo Domingos, PhD em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Reinaldo criou um estudo baseado nos gastos demasiados dos indivíduos e como eles poderiam poupar dinheiro e reverter a situação.

      Em seu livro “Terapia Financeira”, ele traz de forma detalhada e descontraída o passo a passo do DSOP e dá dicas de como você conseguir a sua independência financeira.

      Ficou curioso? Tudo bem! Para matar essa sua curiosidade, a nossa equipe vai descrever, de forma resumida, o “passo a passo do sucesso” para você praticar em 2019. Joinha?!


1 - DIAGNOSTICAR

      Quando você está doente, é necessário ir ao médico para diagnosticar a sua doença e poder prescrever os remédios necessários para tratá-la. Com a sua vida financeira não será diferente! É preciso você realizar uma auto análise a respeito dos seus gastos e identificar, de forma precisa, o “vírus” que está te fazendo mal, para assim, você realizar o tratamento de forma adequada.

      Outro ponto importante para ser ressaltado é você ter total conhecimento dos seus gastos. Quando falamos “total”, é total mesmo. Desde aquele chocolate que você comprou na venda do seu Zé até aquele casaco bonito que você comprou na loja XPTO. Ter uma “visão microscópica” dos seus gastos é importantíssimo para poder combater esta doença.

 

 

2 - SONHAR

      Já afirmava o ilustríssimo Fernando Pessoa “O homem é do tamanho do seu sonho”, então, não pense que seu sonho é impossível, e sim, possível, pois tendo dinheiro, é possível até fazer chover no Saara.

      Brincadeira à parte, o ser humano é movido por desejos e ambição. Ser ambicioso, da forma sadia, não é uma coisa ruim, pois mostra que você planeja ter um futuro e conquistar o seu espaço no mundo. Para que esse seu sonho se torne realidade, é preciso calcular o custo de cada desejo seu. Seja um carro, uma casa, uma viagem dos sonhos, é necessário pôr no papel todos os seus desejos e calcular um por um para concretizá-los.

 

3. ORÇAR

      Para poder conquistar o que tanto deseja, é necessário ter em mente o quanto você pode economizar de acordo com o seu orçamento, pois o próprio Reinaldo comenta que “Seja fiel ao seu sonho não ultrapassando o seu orçamento”.

 

4. POUPAR

      O quarto e último passo para você concretizar os seus sonhos é poupar dinheiro. Economizar é a alma do negócio!

      No livro, o autor comenta que, muitas vezes, as ofertas promocionais divulgadas pelas lojas, como  o tão famoso “Compre 3 Pague 2” são pura ilusão quando é avaliado o preço unitário de cada produto.

      O Reinaldo também dá um alerta referente às compras parceladas, porque muitas vezes o consumidor acaba pagando a mais por causas dos juros que são adicionados ao valor total da compra dependendo da quantidade das parcelas. Neste caso, ele indica que é mais viável comprar à vista o produto ou parcelar de acordo com o que a pessoa possa pagar, sem afetar o seu bolso, e também com uma quantidade baixa de parcelas.

 

 

      Para que os seus sonhos possam ser concretizados em 2019 é necessário mudar o pensamento e a forma como você lida com o dinheiro. Então, dê um diagnóstico ao seu problema financeiro, sonhe o quão alto você puder, orce todos os seus sonhos para você poder ter noção do seu valor e poupe todo o dinheiro necessário. Após você realizar esses passos ficará mais fácil alcançar os seus sonhos.

 

 

      Para finalizar, te deixamos este questionamento “Se, a partir de hoje, você não recebesse mais o seu ganho mensal, por quanto tempo conseguiria manter seu atual padrão de vida?”.

 

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OK