Return to site

4 Passos para evitar imprevistos na realização de cursos

Ministrar cursos e treinamentos exige, além de muita destreza do instrutor com didática, postura e domínio da atenção da turma, alguns cuidados para evitar imprevistos durante a realização do mesmo. Estes episódios geram dispersão no foco principal do encontro que é a transmissão do conhecimento e podem levar à uma avaliação negativa do evento. Então vamos nos programar?

Primeiramente, todo curso deve ser organizado com antecedência. O tempo a seu favor garante uma melhor escolha dos fornecedores, construção de material atrativo, melhor didática e o mais importante, mais tempo para divulgação para os participantes. Neste passo, escolha a melhor data, número do público-alvo, objetivos do curso, cronograma e orçamento.

Na escolha da data, evite os finais de semana com feriados ou eventos grandes, pois sua turma pode ser reduzida com isso. Os finais de semana geralmente são mais concorridos e mais caros, veja se é possível realizá-lo durante a semana. É uma bela estratégia de redução de custos.

O segundo passo é a escolha dos fornecedores. Seja um curso prático ou teórico, a maioria dos participantes têm o desejo íntimo de levar consigo algum brinde ou material de apoio para apontamentos, um material produzido em encontro ou até mesmo um material para releitura posterior. Neste momento deve-se pensar se há espaço para um coffee break e aí entram os fornecedores de lanches e cafés. Pois não há nada melhor do que repor as energias gastas com tanta concentração, não é?! Neste passo, é importante fazer orçamentos ou pegar indicações para fornecedores que será utilizado no curso.

A próxima etapa é a escolha do local do evento. Nesta etapa, leve em consideração os seus objetivos e orçamento. Observe como itens mais importantes a acessibilidade do local e a disponibilidade de recursos necessários ao encontro. O local ideal deve acomodar confortavelmente os seus participantes, possuir boa iluminação e climatização, conter recursos multimídia e material de apoio (quadro ou flip chart). Se houver opção para coffee break, um ambiente fora do encontro torna o momento mais descontraído.

Escolhidos data, objetivos, cronograma, fornecedores e local, agora é hora da divulgação. Seja ela online ou offline, procure construir um bom material de divulgação, além disso, mantenha os contatos atualizados com a descrição de tema e local para não deixar seu público confuso.

Tomando estas medidas você terá mais facilidade de execução e ganhará tempo para desenvolvimento do seu curso com mais tranquilidade, evitando os tão temidos imprevistos.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OK